Olá, estamos melhorando nosso sistema e preparando um novo site, você poderia perder 1 minuto do seu tempo e dar sugestões de melhoria e novas funcionalidades para o site e o aplicativo? Dar suas sugestões

Sabemos que como no dia das mães, o dia dos pais também é especial e também tem um dia reservado a eles.
Neste post vamos estar falando sobre as curiosidades e como deu início esta data.

História do Dia dos Pais
09.08.2018
Total de visitas no post: 3837

Aqui no Brasil sabemos que é comemorado sempre no segundo domingo de Agosto, mas já foi fixamente colocado no dia 16 do mesmo mês.

A comemoração teve repercussão mundial, no início do século XX, e foi institucionada nos Estados Unidos, onde foi comemorado pela primeira vez no dia 19 de junho de 1910, por sugestão de uma moça chamada Sonnora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai Willian Jackson Smart, ele que depois que perdeu sua esposa teve que criar seus filhos sozinho como um grande guerreiro. A homenagem de Sonora começou em 1909 e esta data coincidia com o aniversário de seu pai, com isso mobilizou e emocionou muita gente a fazer a mesma homenagem, com isso se alastrou por todo país e também mais tarde por todo mundo.

História do Dia dos Pais

Em 1966 teve uma alteração devido a outros fatores,de 19 de junho passou a ser no terceiro domingo de junho, e assim o presidente da época Richard Nixon decretou esse dia oficial, e vários outros países adotaram como modelo.

Já no Brasil essa data foi comemorada pela primeira vez em 1953, no dia 16 de Agosto, diferente dos Estados Unidos que foi uma homenagem simples sem planejamento, foi bem pensada e planejada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, na época diretor do jornal ”O Globo” e da rádio hamônima.

O objetivo tanto social quanto comercial, a tentativa foi associar com o dia de São Joaquim pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado no dia 16 de Agosto no calendário litúrgico católico, e também foi mudado para o segundo domingo do mês de Agosto e está até hoje.

Nos outros países como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, eles comemoram no dia 19 de Março por ser na tradição católica dia de São José esposo de Maria.

Uma curiosidade é na Rússia, eles celebram o dia dos pais dia 23 de Fevereiro dia reservado a comemoração do DIA DO DEFENSOR DA PÁTRIA LOCAL, data celebrada desde 1919, e as datas acabaram sendo entrelaçadas.

Enfim é uma data muito especial no mundo todo, mas não podemos lembrar de dar carinho, abraço falar um ”EU TE AMO” só neste dia e sim todos os dias do ano…

1. paulo passamani
    Muito interessante! Também aqui nota-se a presença forte da igreja católica. Pena que tenhamos perdido tantos fiéis que não estão nem aí para São Joaquim, São José e até Maria.
  2. Angélica Menezes
    Família é coisa mais importante e linda da vida!
  3. Nathália dansth
    Parabéns para todos os papos guerreiros que lutam para sustentar sua família
  4. Everson pereira
    Realme te incrível, eu não sabia que em cada país era comemorado em uma data diferente
  5. Cláudia Souza
    A história do dia dos pais é bem legal, eu não sabia de todas essas curiosidades.